sábado, 12 de maio de 2012

Foi um pouco assim...Programa FullMetal Maringá!


FullMetal 2012 (Sentido Horário começando pela direita superior
Krau, Rômulo, Robson, Flávio!)

A idéia do programa veio de Flávio Kawakami e Leila Rocha, que souberam da oportunidade de ter um programa na rádio universitária amam o Metal e queria poder ter e dar esta opção para uma cidade em que as rádios, independentes de quantas estações tenham, tocam sempre a mesma música. Ao terem a idéia chamaram a mim (Robson Hirae) e Kelton que ficou pouco tempo com a gente, e estruturamos o programa FullMetal.
Como ideologia, por assim dizer, do programa temos que além de dar uma opção para um local onde não existem rádios destinadas ao metal, queremos trazer um pouco também do underground do metal e suas vertentes para que todos possam conhecer, não só na região, por se tratar de um quase podcast atingimos pessoas de todo o Brasil. Claro que temos a noção que ainda isto não aconteceu, mas queremos que todos possam ter um espaço para mostrar seu trabalho, pelo menos em Maringá.

Como nenhum de nós nunca tivemos experiência em rádio, produzir ou qualquer coisa,(apenas temo o amor pelo metal como nosso guia na produção do programa)  tivemos grandes contratempos para achar uma linguagem que seja diferente de outros programas e que ao mesmo tempo possamos utilizar como um direcionamento para mostrar as músicas, buscamos sempre trazer algumas coisas clássicas e algumas coisas diferentes em nossos programas, nos primeiros programas tivemos contratempos, lembro-me um dia que programamos de levar tudo gravado em um CD apenas, e calhou de este cd não rodas nos equipamentos da rádio e faltando 15 minutos para o programa tive que ir em minha casa escolher cd's para que pudéssemos tocar algo no dia, fora outras histórias de desencontros e esquecimentos, de saber como o estilo que tanto amamos é visto por aqueles que são fechados em um mundo onde a visão é "Adornica" e outros onde a visão é elitista, religiosa, maioria não sabe, nem quer saber o que é, quem somos, e o que está acontecendo. Mas o metal é feito disto mesmo, é sempre bom incomodar, se não estiver incomodando alguma coisa está errada, afinal, o metal foi criado a partir desta relação do dizer o que não pode ser dito por qualquer um a qualquer hora, não vou dizer que o metal foi  criado para ser uma arma contra a censura, mas serviu como uma luva para isto, serviu como uma arma dos rebeldes adolescente que tinham muito o que dizer e poucos que escutavam, como uma desculpa para juntar os amigos e se divertirem, como uma desculpa para beber e festejar, cada estilo tem seu caminho e ideologia hoje em dia, mas em nosso programa queremos mais que isto, uma união seria legal? Posso dizer que sim,  mas mais que isto o respeito pelo trabalho de outros estilos é legal. Aqui em Maringá o heavy metal é pouco difundido, e queremos através do FullMetal mostrar o trabalho de todos os estilos dentro dele. 
Este ano o Programa FullMetal passou por uma reforma, saíram Kelton e Leila (infelizmente), e entraram Krau e Rômulo. Assim conseguimos dar uma cara nova não só no cast mas na cara do programa, onde alcançamos aquilo que vinhamos tentando fazer, ter uma identidade. O FullMetal é o encontro de 4 amigos que vão rolar um som heavy metal e suas vertentes, comentarem, trocar bandas e informações...e sempre Heavy.

Bom, é isto que eu queria falar sobre o nosso programa por enquanto, quem sabe futuramente conto um pouco sobre o que ocorreu nos momentos de tensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário